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Os Desafios do “Home Office” em tempos de COVID-19

Fonte: Negócio vetor criado por vectorpocket - br.freepik.com

Em tempos da pandemia de Covid-19 e de recomendação para evitar aglomerações e diminuir as chances de contágio muitas empresas liberaram seus funcionários para fazer home office ou teletrabalho.

Segundo estudo do JORNAL DO COMÉRCIO[1], de Porto Alegre “59,9% dos brasileiros estão trabalhando Home Office. O que não significa menos tarefas, pois 25,2% afirmaram que estão trabalhando mais de casa do que antes, aponta a pesquisa” e “com isso, 41,6% está usando novas ferramentas de produtividade para chamadas de videoconferência e outras ferramentas de geração de conteúdo online. 48,3% dos entrevistados não mudou uso de ferramentas e continuam como antes”.

Assim, verifica-se a grande importância do home office atualmente. Conforme e-book[2] sobre a MP 927 (https://polinario.adv.br/) tratamos entre outros assuntos a questão do teletrabalho e da autorização do mesmo pelo Governo Federal do Brasil. Nesse artigo veremos algumas dicas importantes para trabalhar em home office:

  1. Tenha um ambiente em que você possa se concentrar, contando com conexão à internet e outras ferramentas necessárias para realizar a sua função, além de criar disciplina e foco para trabalhar em casa como se estivesse em seu local de trabalho.
  2. Estabeleça uma jornada de trabalho, cumprindo a carga horária de trabalho à risca. Caso renda mais no período diário, procure optar por trabalhar nesse horário. Caso possua horário de trabalho fixo, cumpra-o rigorosamente, como se estivesse em seu local de trabalho.
  3. Evite distrações. Procure evitar mexer nas redes sociais durante o trabalho, bem como evitar assistir televisão e site de filmes. Estabeleça limites para filhos, por exemplo. Deve-se evitar resolver problemas pessoais durante o horário de trabalho. Todas as pessoas da residência têm de entender que você está em casa trabalhando, caso contrário não haverá produtividade, por isso, avise seus familiares que você está trabalhando.
  4. Não se esqueça de comunicar-se com seus colegas de trabalho, chefes, clientes e fornecedores;
  5. Para evitar distrações que afetem a produtividade, o ideal é estabelecer uma lista de tarefas que irá desempenhar durante aquele dia e principalmente, cumpri-las.
  6. Utilize ferramentas gratuitas para reuniões. Podemos citar o whereby[3], o Hangouts[4], o próprio whatsapp, o Zoom[5] e o Skype[6]. Esses aplicativos podem usados gratuitamente, e em sua maioria, permitem reuniões online com vídeo, compartilhamento de tela e chat.
  7. Faça pausas para espairecer as ideias, vá ao banheiro, tome água ou café. Isso ajudará a ser mais produtivo, além de melhorar a saúde mental.
  8. Sempre que possível procure fazer as interações com colegas, clientes, chefe ou fornecedores por telefone ou vídeo conferência. Trabalhar em casa pode, muitas vezes, ser solitário. Evite o isolamento.
  9. Tenha cuidado com as informações da empresa. Mesmo que você esteja em teletrabalho, assuntos sigilosos da empresa continuam sendo sigilosos e devem ser tratados com muito cuidado sempre.
  10. Ao final do expediente, “saia do trabalho”. O importante aqui é não se tornar um refém do trabalho dentro da própria casa. Faça outras coisas, como por exemplo, assista um filme ou seriado, jogue um jogo com seus familiares, faça algum tipo de exercício, leia um livro etc.

Vale lembrar que não existem dicas infalíveis. O leitor poderá, não só adequar as dicas acima ao seu trabalho / dia-dia, como poderá ter outras que o farão produzir mais e passar por esse período de teletrabalho.

EDUARDO GIUNTINI MARTINI,

Advogado Especialista em Processo Civil e Startups.


[1] https://www.jornaldocomercio.com/_conteudo/cadernos/empresas_e_negocios/2020/03/731661-de-cada-10-brasileiros-seis-estao-em-home-office-aponta-estudo.html

[2] https://polinario.adv.br/contratos-de-trabalho-mp-927-governo-federal-brasil/

[3] https://whereby.com/

[4] https://hangouts.google.com/

[5] https://zoom.us/

[6] https://www.skype.com/pt-br/

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