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PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO, PORQUÊ DEVO ME PREOCUPAR?

Abro este artigo com uma reflexão: “Se vc não sabe onde quer chegar, qualquer caminho serve para você, você não concorda?” Esta frase foi extraída do Filme “ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS”.

Não saber onde quer chegar, não definir metas claras, objetivas, atingíveis e ambiciosas, este é um problema que aflige a grande maioria dos pequenos empresários. Em geral, observam o presente e sobreviver são as 2 principais preocupações dos empresários donos de micro e pequenas empresas no Brasil.

Mas porque seria tão relevante fazer o PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO da minha empresa e para que ele serve de fato?

Segundo o mestre Peter Drucker: “Planejamento estratégico é um processo contínuo de, sistematicamente e com o maior conhecimento possível do futuro contido, tomar decisões atuais que envolvam riscos; organizar sistematicamente as atividades necessárias à execução destas decisões e, através de uma retroalimentação organizada e sistemática, medir o resultado dessas decisões em confronto com as expectativas alimentadas”.

Hum… essa definição não clareou muito suas ideias? Talvez estas outras duas frases de Drucker sejam mais esclarecedoras: “Planejamento de longo prazo não lida com decisões futuras, mas com um futuro de decisões presentes” / “Fazer as coisas certas é mais importante do que fazer as coisas direito”.

Em outras palavras: As atividades de planejamento e monitoramento estão intimamente ligadas! É isso que ele quer dizer com “retroalimentação constante”. Assim, é fundamental fazer o controle de metas estratégicas e inteligíveis.

Quanto a tomada de decisão, ele deixa bem claro que ela é feita agora, no presente, com o objetivo de gerar resultados futuros, incertos e que “envolvem riscos”. Acredito que na sua empresa, se você faz um bom planejamento estratégico, você o faz agindo hoje, para gerar resultados (positivos) no futuro, ou estou enganado?

Pode ser que nossas decisões não se concretizem, é verdade. E é por isso que o acompanhamento do planejamento estratégico é tão importante. Pois, ele será o responsável pela monitoração das atividades internas para que se tomem ações corretivas, se necessário.

No universo das Startups, quem nunca ouviu aquele jargão: “Errar rápido, para corrigir rápido”. Ação corretiva na execução do seu planejamento é uma das suas vantagens, na medida em que as métricas de resultados definidas serão o termômetro de que sua empresa estará ou não no caminho que deseja para ela.

Em suma, a dinâmica do planejamento estratégico deve conter um plano de acompanhamento de metas e indicadores para que se possa assegurar que o “futuro” esteja se realizando como planejado, “fazendo as coisas certas”. Assim, sem definir indicadores de planejamento estratégico, seu trabalho não fará sentido algum.

E qual seriam os objetivos principais e benefícios do planejamento estratégico de sua empresa?

Podemos elencar ao menos 3 deles:

  • Garantir que as atividades estejam dentro dos parâmetros definidos;
  • Garantir que as atividades são consistentes com o DNA da empresa;
  • Avaliar a capacidade de alcançar os objetivos e identificar problemas.

Caberá ao gestor da empresa conferir regularmente e se certificar que todas as atividades estão sendo executadas de acordo com os parâmetros adequados e, caso seja necessário, corrigir o rumo, e até repensar os parâmetros para algumas atividades definidas como parâmetros.

Um exemplo fácil desta situação é a empresa que está desenvolvendo um novo produto ou serviço visando atingir um certo resultado, definido como uma meta de resultado (através da estratégia SMART), porém decorrido o lapso temporal da meta, o resultado não é alcançado, e o gestor, em conjunto com seu TIME, decide suspender o desenvolvimento deste novo produto ou serviço, para focar energia em outro produto / serviço.

Só um parênteses, a definição de METAS pela estratégia SMART é feita da seguinte forma:

S (Specific = Específica)

M (Mensurable = Mensurável)

A (Achievable = Alcançável)

R (Relevant = Relevante)

T (Time – Período)

Assim, um exemplo de META DE RESULTADO seria: “Nós da Empresa XXX desejamos atingir um FATURAMENTO de 120 mil, através das vendas dos nossos produtos “A”, “B” e “C”, no período de 1 ano a contar de outubro de 2020, para conseguir atingir o estados de Empresa de Pequeno Porte e contratar ao menos mais 5 novos colaboradores nesse período e aumentar a meta no próximo ano.

Porém as metas somente serão “medidas” se indicadores objetivos forem pré definidos, em seu plano de Ação. No exemplo acima, para empresa XXX avaliar se sua meta está sendo cumprida é necessário observar se os indicadores de fechamentos de novos contratos estão sendo cumpridos pelos Sócios e Colaboradores. (p. ex.: Ficou definido que o ticket médio de venda dos produtos “A”, “B” e “C” é de R$ 1.000,00, logo, por mês, seus colaboradores precisam vender 10 produtos nesse ticket).

A garantia do andamento das atividades ajuda a estabelecer padrões de desempenho que:

•             indiquem o progresso rumo aos objetivos de longo prazo;

•             avaliem o desempenho das pessoas;

•             forneçam insumos para a formulação de feedbacks e controle no planejamento estratégico.

Outro objetivo e benefício importante é garantir que as atividades são consistentes com o DNA da empresa. Ora, ninguém trabalhará incansavelmente pela Empresa com objetivo de alcançar as METAS do seu setor, se seu propósito não for compatível com a Visão, Missão e Valores da empresa.

Com o planejamento será possível observar se os resultados (se positivos ou negativos) refletiram diretamente nos resultados entregues por cada setor da sua empresa.

Por exemplo, os vendedores não estarão motivados, se a cultura organizacional da empresa não convergirem com suas ambições e valores pessoais, de modo que os resultados estarão comprometidos a curto, médio ou longo prazo. Neste caso o Gestor deve agir rápido e corrigir esta aresta, seja fortalecendo entre os seus liderados a CULTURA da empresa, proporcionando crescimento dele colaborador e desejo de pertencimento, seja substituindo o colaborador que não estiver atendendo as expectativas.

De igual sorte, outro objetivo seria avaliar a capacidade de alcançar os objetivos e identificar os problemas do dia a dia.

A análise do intercâmbio de força de trabalho e ideias tanto interna quanto externa também é importante para mensurar o quanto a empresa é capaz de atingir o que foi estabelecido para o período.

Através da comparação entre dados de desempenho e os padrões estabelecidos é possível visualizar ou antecipar possíveis gargalos no dia a dia corporativo.

Quando a empresa tem um bom acompanhamento do seu planejamento estratégico, garante que suas equipes estão fazendo um bom trabalho. Fica claro de que estão empenhadas em manter o progresso e com registros adequados para que possam ser avaliados.

Mais uma frase de um mestre, Ram Charan, para ilustrar como monitorar o planejamento estratégico é fundamental: “Isso é, na hora de executar o planejamento, é determinante realizar um monitoramento estratégico e uma avaliação do planejamento de forma sistemática e constante”.

Afinal, se 70% das atividades do planeamento fracassam na execução, só o controle e avaliação do planejamento estratégico – com métricas – permitirão detectar erros e providenciar ajustes.

As métricas que a empresa utiliza para avaliar indicam também a qualidade do ano ou período que a empresa está.

Se necessário, a partir do que é avaliado, é possível:

•             corrigir a rota;

•             fazer investimentos;

•             contratar pessoal;

•             buscar ferramentas tecnológicas;

•             montar parcerias.

•             Entre muitas outras soluções.

O monitoramento faz parte do sistema de planejamento estratégico principalmente para manter o controle do que está acontecendo.

E isso é feito, geralmente, através de uma análise de relatórios operacionais e financeiros regulares sobre as atividades da empresa.

Os resultados do acompanhamento do planejamento estratégico são:

•             Incentivo à melhoria contínua;

•             Fornecimento de dados sobre o impacto das atividades;

•             Informações para a tomada de decisões.

O acompanhamento do planejamento estratégico deve ser realizado com base nos mesmos indicadores utilizados na hora de se elaborar o planejamento estratégico.

Isso também permite a revisão de processos, à medida que a empresa perceba que é preciso modificar atividades, relacionamentos internos e externos, abordagens com o cliente, etc.

Por fim, por mais que não pensamos muito no futuro, o planejamento estratégico não é relevante só para o CONTROLE do que ocorre dentro da minha empresa, mas também para saber e eventualmente programar nossa vida pessoal.

Assim como você, me considero um empresário, capaz de gerir um Escritório de Advocacia e o faço como uma empresa, definindo metas, métricas, resultados de cada um que fizer parte do TIME de COLABORADORES, e por isso posso afirmar, PLANEJAR É PRECISO, É INDISPENSÁVEL, e faz com que nos MOTIVAMOS todas as manhãs a trabalhar com amor, carinho e dedicação aos nossos clientes.

Quer entender mais sobre Planejamento Estratégico da sua empresa, venha tomar um café conosco. Será um prazer lhe ouvir atentamente e poder lhe ajudar.

FELIPE R POLINARIO – Advogado Especialista em Direito Empresarial, Direito das Startups e Direito Digital e LGPD.

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