VOCÊ SABIA QUE SER OCUPADO NÃO NECESSARIAMENTE SIGNIFICA SER PRODUTIVO?

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VOCÊ SABIA QUE SER OCUPADO NÃO NECESSARIAMENTE SIGNIFICA SER PRODUTIVO?

VOCÊ SABIA QUE SER OCUPADO NÃO NECESSARIAMENTE SIGNIFICA SER PRODUTIVO?

Se você não conhece o Harvey Specter, personagem vivido por Gabriel Macht na série “Suits” acessível pela plataforma streaming da NETFLIX, antes de tratarmos do assunto desse artigo, fica a dica de uma boa série e com uma pegada extremamente importante para empreendedores.

O “xis” da questão aqui é que no seriado, o personagem Harvey Specter é reconhecido por fazer as coisas funcionarem, por ganhar sempre, por fazer com que os seus atos resultem em ganhos monetários exponenciais para si e para seus clientes.

A grande lição desse tipo de comportamento é que a produtividade e a rentabilidade devem caminhar juntas para a elaboração de um processo de trabalho satisfatório e eficiente para todos os envolvidos (colaboradores e clientes).

Cada vez mais no mundo corporativo são pesquisadas e aplicadas técnicas que ajudam a desenvolver e melhorar a produtividade com fim de aumentar a lucratividade.

Kanban, Kaizen, Lean, Seis Sigma, MPT, 5S, além de todas as outras formas de metodologias ágeis, técnicas de otimização de tempo como Pomodoro, matriz GUT, GTD (getting things done), lista de tarefas, gameficação, e por aí vai.

Todas essas técnicas têm algo em comum, elas demonstram que para que a produção traga lucros, a empresa deve compreender a possibilidade de realizar mais com menos recursos (o famoso gastar melhor ou com maior eficiência), descobrindo o que pode ser modificado para que o trabalho supere as expectativas.

Mas todo esse processo deve acontecer de forma humanizada, com a qualidade de trabalho dos colaboradores sempre em pauta e em primeiro plano. Neste aspecto, a participação dos colaboradores é muito importante, pois estes são capazes de identificar quais pontos podem ser aprimorados e quais as melhores soluções para tal, no entanto, isto exige uma equipe de alta performance com visão mercadológica mais ampla, e o treinamento com enfoque pode auxiliar sua empresa nesta vertente.

(para entender melhor o que esse último parágrafo quis dizer leia esse outro artigo nosso: https://polinario.adv.br/trabalho-em-equipe-necessidade-ou-opcao/)

Mais especificamente, quero falar um pouco mais nesse artigo sobre algo que temos implantado em nosso escritório e que temos buscado melhorar e desenvolver cada vez mais enquanto prestadores de serviços jurídicos para empresas.

O que implantamos não é um segredo, mas é uma resposta aos feedbacks de clientes e ao atentarmos para as maiores reclamações com relação aos prestadores de serviço da área jurídica: dificuldade de comunicação e falta de noção de tempo de entrega dos serviços.

SLA é a sigla para o termo em inglês Service Level Agreement, que traduzido significa Acordo de Nível de Serviço. Esse documento funciona como um contrato entre o cliente e a empresa que prestará o serviço, formalizando a atividade que será executada e os detalhes escolhidos pelo cliente.

As categorias básicas como prazo e descrição do serviço exercem a função de apresentar o serviço, tanto para mostrar o que o cliente espera do atendimento quanto para guiar a equipe no processo de prestação do trabalho.

Meu caro leitor, se você prestou bem atenção nesse último parágrafo, você deve ter percebido as expressões “cliente” e “equipe”, o que significa que um bom SLA, além de garantir maior conforto para os clientes (e isso com certeza gera valor para ele), também serve para organizar sua empresa internamente com relação ao que é necessário ser entregue e em quanto tempo.

Pensando nas dores dos clientes e em nossas dores com relação à prestação de serviços jurídicos, conseguimos com um bom SLA melhorar a nossa comunicação com o cliente, embora esse tenha sido um outro trabalho de adequação de linguagem, ao mesmo tempo que conseguimos melhorar a produtividade de nosso time.

Lembra como começamos esse artigo? Perguntando se você sabia que ser ocupado não necessariamente significa ser produtivo? Como empreendedores (afinal ter um escritório de advocacia é ser empreendedor) uma das coisas mais importantes que temos é o tempo.

Estar com a agenda lotada, não ter tempo para almoçar, não ter horário para viver, não quer dizer que você é produtivo ou muito menos que está fazendo algo que vai te dar retorno (financeiro ou não). Isso só quer dizer que você está ocupado.

Leia sobre SLA, busque entender como criar e implantar um SLA em seus negócios, mostre e gere valor para seus clientes, aumente a própria produtividade como a de seu time, defina metas, dê segurança e direção para a equipe.

Venha conhecer nossa proposta. Que tal?

THIAGO DE CAMPOS VISNADI – Sócio do escritório POLINARIO e VISNADI e Especialista em Direito Digital e Proteção de Dados

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