TRABALHO EM EQUIPE, NECESSIDADE OU OPÇÃO

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TRABALHO EM EQUIPE, NECESSIDADE OU OPÇÃO

“Eu sou parte de uma equipe. Então, quando venço, não sou eu apenas quem vence. De certa forma, termino o trabalho de um grupo enorme de pessoas”Ayrton Senna.

Nessa série de artigos iremos abordar alguns temas para treinamentos corporativos indispensáveis para o sucesso do negócio.

Neste artigo abordaremos o Trabalho em Equipe.

Trabalho em equipe consiste num grupo de pessoas que resolve criar um esforço em conjunto para resolver um determinado problema. O trabalho em equipe, não só ajuda a resolver o problema de maneira mais rápida e prática, como também possibilita troca de conhecimento que será muito útil para cumprir metas e objetivos da empresa.

“Se quer ir rápido, vá sozinho. Se quer ir longe, vá em grupo” – Provérbio africano

O trabalho em equipe é essencial no meio corporativo. Desenvolver um produto ou oferecer um serviço envolve um leque enorme de especialidades e setores da empresa, sendo essencial que todos trabalhem em conjunto.

Assim, deve-se criar um ambiente colaborativo, o que acarretará numa construção de equipes engajadas e comprometidas com o propósito da empresa.

Ademais, o Trabalho em equipe é o ponto primordial para se ter um time colaborativo, pois necessário a união e cooperação de todos em torno do propósito e objetivos da empresa.

“Coisas incríveis no mundo dos negócios nunca são feitas por uma única pessoa, e sim por uma equipe”Steve Jobs

Deve-se existir a conexão com o propósito, devendo seguir o propósito da empresa, que deve ser claro, definido e objetivo para que ele seja o norte das ações dos colaboradores. Também deve possuir uma liderança engajada, que ajudará a desenvolver o time. Tal liderança deve assumir a responsabilidade pelo resultado do seu time.

Todos devem ter o mesmo objetivo. Os membros do time devem entender o objetivo comum e a liderança deve esclarecer e direcionar tal objetivo, que movimentará a dinâmica do trabalho em equipe e conseguirá atingir o objetivo.

“Um bote não vai para frente se cada um rema à sua própria maneira”Provérbio Swahili

Também não se pode esquecer de que a comunicação deve ser clara e precisa, além de ser honesta sem agredir ou soar ofensivo. Uma comunicação eficiente fará com que o objetivo seja atingido de maneira mais rápida, além de resultar em execução de atividades alinhadas com o propósito do time.

Se comunicar de forma clara e eficiente é essencial para um bom trabalho em equipe. Alinhar as metas e objetivos é o primeiro passo para que tudo funcione do jeito esperado.

“Unir-se é um bom começo, manter a união é um progresso, e trabalhar em conjunto é a vitória”Henry Ford

A comunicação também é importante para que todas as partes saibam o que é esperado delas. A delegação de tarefas deve ser clara, e ser respeitada. Novamente, a assertividade será uma habilidade essencial para a boa comunicação.

No trabalho em equipe, os papéis e as responsabilidades de cada um devem ser bem definidas, assim cada membro do time compreenderá a importância de sua função para alcançar os resultados da empresa. Ademais, as pessoas devem possuir desenvoltura para lidar com conflitos, havendo debates respeitosos. Saber lidar com o conflito é de extrema importância, pois o conflito poderá minar o time, bem como dificultar o atingimento do propósito do time. Deve-se desenvolver empatia e assertividade.

Todos da equipe devem estar comprometidos com o resultado. Somente assim o objetivo final será atingido. Durante todo o projeto e todo o trabalho em equipe, cabe a liderança dar feedbacks, para mensurar se todos os pontos acima mencionados foram trabalhados e informar o que pode ser aprimorado para melhorar ainda mais o time.

Deve-se existir confiança mútua de todos os integrantes do time. Afinal, cada um precisa fazer a sua parte das tarefas e acreditar no potencial de seus companheiros.

Um líder não deve controlar todos os aspectos das tarefas de toda a equipe, pois isso passa ao restante do time que o líder não confia em suas habilidades, podendo afetar o relacionamento da equipe. Para delegar é necessário confiar.

“A maior habilidade de um líder é desenvolver habilidades extraordinárias em pessoas comuns”Abraham Lincoln

Por fim, não podemos esquecer do respeito mútuo. O respeito é importantíssimo para o bom trabalho em equipe. Assim certamente a empresa obterá bons resultados e atingirá, mais facilmente, seus objetivos.

EDUARDO GIUNTINI MARTINI – Advogado Especialista em Processo Civil e Startups

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